sexta-feira, 5 de setembro de 2008

2.3 - ESCULTURA (Fragmentus Fugit Caos) 2007









"Brainstorming"

O que é um fragmento? É parte de um todo, que foi dividido em várias partes, sendo assim, o fragmento uma parte de uma divisão do todo.

O que é fragmentar? Fragmentar é dividir um todo em várias partes.

O que é um fragmento de figura humana? É uma parte de um corpo.

Para chegar a um fragmento, é preciso fragmentar primeiro, logo é necessário partir de um todo, tal como se utiliza no desenho, “partir do todo para o particular”. Partindo de um todo, dividir em várias partes, utilizando-as na composição do trabalho, para através de diversas metodologias de trabalho (modelagem em barro, gesso directo, passagem a gesso de partes modeladas em barro entre outros) conseguir exaltar no trabalho um fragmento em si.
Tomei a decisão de construír esta peça utilizando uma abordagem realista e expressiva da figura humana por uma simples razão que me parece óbvia: Se é propostoa ser trabalhado um fragmento de figura humana, este deve ser trabalhado com consciência daquilo que conhecemos. Parece-me bastante difícil ao homem representar aquilo que não conhece. Além de que o nosso pensamento é todo ele estruturado através de imagens abstractas do real (mas que representam o real no nosso inconsciente tal como o conhecemos), não me sentiria tão à vontade para construir esta peça adulterando a forma como a figura humana existe no espaço.


“Fragmentus Fugit Caos”, é uma expressão do Latim que significa: “o Fragmento libertando-se/fugindo do caos”.

1 comentário:

José Pais disse...

Mas que fantástica escultura! Os meus mais sinceros parabéns! O pormenor da mão é delicioso! Tudo de bom! Muita Força!